Disciplinas do Programa
EMail

Biologia Celular (obrigatória)

Créditos: 4

Ementa: Evolução da célula. Biomembranas. Organização e aspectos funcionais da superfície celular. Digestão, síntese e alterações pós-traducionais de macromoléculas biológicas. Tráfego, endereçamento e destino de vesículas intracelulares. Organização funcional das organelas envolvidas na energética celular. Mecanismos de detoxificação intracelular. Citoesqueleto. Sinalização celular. Ciclo celular. Apoptose. Princípios de diferenciação celular e câncer.

Biologia Molecular (obrigatória):

Créditos: 3

Ementa: Expressão gênica. Bases da engenharia genética: clonagem de DNA, bibliotecas de DNA, vetores e sondas, sequenciamento de DNA, PCR e eletroforese. Estudos de expressão gênica. Análise de polimorfismos de DNA e suas aplicações.

Biologia do Desenvolvimento (obrigatória):

Créditos: 3

Ementa: Da embriologia à biologia do desenvolvimento. Fecundação e ativação metabólica do ovócito. Modelos de desenvolvimento. Mapas do destino. Mecanismos de indução embrionária, organizadores e moléculas sinalizadoras. Princípios celulares e moleculares da diferenciação durante a morfogênese e organogênese. Características e particularidades da embriogênese dos modelos animais em biologia do desenvolvimento. Evolução e desenvolvimento.

Seminários em Biologia Celular e do Desenvolvimento I (obrigatória):

Créditos: 2

Ementa: Participação de pós-graduandos em palestras e conferências sobre tópicos na área de Biologia Celular e do Desenvolvimento promovidas na UFSC, ministradas por profissionais de reconhecida competência científica. A validação dos créditos está condicionada à participação do aluno como palestrante em pelo menos uma apresentação, que poderá ser artigo central à sua linha de pesquisa ou resultados de seu trabalho experimental.

Seminários em Biologia Celular e do Desenvolvimento II:

Créditos: 4

Ementa: Participação de pós-graduandos em palestras e conferências sobre tópicos na área de Biologia Celular e do Desenvolvimento promovidas na UFSC, ministradas por profissionais de reconhecida competência científica. A validação dos créditos está condicionada à participação do aluno como palestrante em pelo menos uma apresentação, que poderá ser artigo central à sua linha de pesquisa ou resultados de seu trabalho experimental.

Princípios e Técnicas de Microscopia Eletrônica na Área Biológica

Créditos: 3

Ementa: Noções de óptica eletrônica. Princípios de construção e funcionamento de microscópios de transmissão (MET) e de varredura (MEV). Escolha do fixador, solução tampão, técnicas de fixação química e coleta de material. Preparo de amostras para MET: fixação, pós-fixação, desidratação e inclusão em diferentes resinas. Confecção de navalhas de vidro; importância do corte semifino; ultramicrotomia, uso de contrastantes eletrônicos e exame dos cortes ultrafinos ao ME. Preparo de material para MEV: desidratação, secamento ao ponto crítico e metalização e exame do material ao MEV. Discussão sobre artefatos e análise crítica de eletromicrografias.

Técnicas em Microscopia de Luz

Créditos: 4

Ementa: Obtenção de material biológico animal e vegetal. Métodos de fixação e inclusão. Noções gerais dos diferentes tipos de microscopia de luz (diferencial de interferência de contraste, de fase, de polarização, fluorescência e confocal). Técnicas de coloração usuais e específicas, histoquímicas e imunohistoquímicas.  Métodos de análise morfométrica e estereológica.

Fisiologia do Desenvolvimento Vegetal

Créditos: 3

Ementa: Morfogênese, crescimento, desenvolvimento e diferenciação. Regulação da divisão e diferenciação celular. Meristemas e eventos formativos. Células tronco e controle gênico da morfogênese. Transdução de sinais. Hormônios e outras moléculas sinalizadoras. Fotomorfogênese e controle da floração. Controle interno do desenvolvimento nos níveis genético, bioquímico e hormonal.

Atualidades em Biologia da Forma

Créditos: 2

Ementa: Abordagem multidisciplinar através da análise e interpretação de artigos científicos que tratam especificamente dos avanços metodológicos e científicos na área micro-morfológica.

Filogenia dos Sistemas Orgânicos

Créditos: 2

Ementa: Organização e diferenciação dos folhetos embrionários em organismos diblásticos e triblásticos. Princípios de organização do sistema nervoso, respiratório, digestório e reprodutor. Distribuição espacial dos sistemas em organismos com simetria radial e bilateral. Adaptações morfofuncionais dos sistemas aos diferentes ambientes e modos de vida.

Cultura de Células Animais

Créditos: 2

Ementa: Principíos básicos para se trabalhar com cultura de células. Esterilização e preparo de material para cultura. Fatores de crescimento, ciclo celular e sincronização de cultura. Cultura primária: métodos de explante e dissociação. Culturas específicas: macrófagos peritoneais, hepatócitos, e células de medula óssea de camundongos. Introdução a co-cultura. Tecnicas de coloração e detecção de micoplasma.

Células Tronco e Terapia Celular

Créditos: 3

Ementa: Definições e características. Célula tronco embrionária. Clonagem terapêutica. Célula tronco pós-natal. Divisão celular e senescência de células tronco. Célula tronco tumoral. Nichos de célula tronco. Célula tronco hematopoétia e mesenquimal e terapias para doenças sanguíneas e cardíacas. Célula tronco neural e terapias para desordens neurológicas. Célula tronco e terapias de Diabetes Melito. Marcadores para identificação das células tronco.

Diferenciação Celular: Citoesqueleto e Matriz extracelular

Créditos: 3

Ementa: Principais constituintes do citoesqueleto. Microtúbulos e motilidade celular. Microfilamentos e proteínas associadas. Filamentos intermediários. Controle da expressão gênica das proteínas do citoesqueleto. Estrutura e características físico-químicas e funções da matriz extracelular. Receptores celulares de matriz. Interação célula-matriz. Matriz extracelular e desenvolvimento. Adesão e junção celular. Membranas basais.

Embriotoxicidade

Créditos: 2

Ementa: Toxicidade maternal/reprodutiva. Períodos críticos do desenvolvimento em diferentes grupos animais. Teratogênese e toxicidade. Principais agentes tóxicos no desenvolvimento e mecanismos de toxicidade. Bioatividade de produtos naturais, sintéticos, fármacos ou drogas, poluentes, contaminantes e toxinas. Métodos de análise e determinação da toxicidade em embriões, fetos, larvas, neonatos.

Bioquímica Celular

Créditos: 3

Ementa: Fundamentos químicos e celulares da bioquímica. Química e bioquímica de carboidratos, lipídios, aminoácidos e proteínas. Vias metabólicas primárias e secundárias. Interações metabólicas e mecanismos de regulação do metabolismo primário e secundário. Bioquímica experimental.

Métodos Didáticos no Ensino da Morfologia

Créditos: 2

Ementa: Métodos didáticos e estratégias de ensino teórico e prático em conteúdos da área morfológica, como biologia celular, embriologia e histologia. Abordagens multidisciplinares e propostas altenativas de atividades pedagógicas voltadas para os níveis de ensino fundamental, médio e superior.

Programa de Formação Continuada de Professores de Nível Fundamental e Médio.

Créditos: 1 a 3

Ementa: Participação efetiva na organização e ministração de cursos e oficinas, sobre temas relacionados ao Ensino de Ciências (ensino fundamental) e de Biologia (ensino médio), oferecidos pela UFSC e/ou Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e do Desenvolvimento, para professores do ensino fundamental e médio da rede de ensino pública e particular.

Estágio de Docência:

Créditos: 2 a 4

Ementa: Participação do aluno de pós-graduação em atividades de ensino, sob supervisão de um professor. Tais atividades compreendem a ministração de aulas teóricas e práticas, a participação em avaliação parcial de conteúdos programáticos, teóricos e práticos, a aplicação de métodos ou técnicas pedagógicas, tais como estudo dirigido, seminários, etc

Genética Epidemiológica

Créditos: 2

Ementa: Conceitos básicos em Epidemiologia Genética. O genoma humano. Graus de envolvimento genéticos numa doença. Bases de dados de doenças mendelianas: OMIM. Como colher informação familial. A Genética das Populações e a sua aplicação a doenças hereditárias. Estratégias e métodos para a procura de genes em doenças complexas. Análise de ligação. Estudos de associação: casos-controle, risco relativo de haplótipo (“haplotype relative risk”), teste de desequilíbrio de transmissão (“transmission desequilibrium test”). Vantagens e desvantagens de cada tipo de estudo, condições da sua utilização. Cálculo do poder estatístico de um estudo de associação. Bases de dados de genes candidatos. Estudos de associação em larga escala.

Facebook Twitter