Linhas de pesquisa

Linha 1 – Estudos celulares e moleculares do desenvolvimento

Investigar, utilizando diferentes modelos biológicos e abordagens experimentais, os processos e mecanismos celulares e moleculares inerentes ao desenvolvimento, bem como suas relações evolutivas e filogenéticas.

Docentes: Andrea G. Trentin; Andrea R. Marrero; Evelise M. Nazari; Marcio A. Silva; Ricardo C. Garcez; Yara M. R. Müller; Zenilda L. Bouzon.

 

Linha 2 – Mecanismos celulares e moleculares associados a processos fisiopatológicos.

Investigar as bases biológicas envolvidas nos processos fisiopatológicos, através de diferentes metodologias, como análises de expressão gênica e de proteínas, a utilização de substâncias bioativas e de substratos poliméricos para aplicação em saúde humana e animal, bem como a avaliação da influência de drogas de abuso em neuropatologias.

Docentes: Andrea R. Marrero; Cláudia B. N. M. Aguiar; Geison S. Izídio; Ilíada R. Souza; Luciane M. Perazzolo; Rafael D. Rosa; Yara C. N. Muniz.

 

Linha 3 – Diferenciação celular e  regeneração tecidual­

Abordagens terapêuticas e biotecnológicas de processos de regeneração tecidual envolvendo a utilização de células tronco e/ou materiais sintéticos e biomateriais.

Docentes: Andrea G. Trentin; Marcio A. Silva; Paulo F. Dias.

 

Linha 4 – Embriotoxicidade, Citotoxicidade, Genotoxicidade

Efeito de fatores bióticos e abióticos sobre os mecanismos celulares e moleculares inerentes ao desenvolvimento e organização tecidual em modelos biológicos. Distúrbios do desenvolvimento.

Docentes: Evelise M. Nazari; Franceli Kulcheski; Luciane Ouriques; Yara M. R. Müller; Zenilda L. Bouzon.