Matrícula

Conforme disposto na Resolução Normativa nº 36/2013/Cun, poderão realizar o Estágio Pós-Doutoral os portadores do título de doutor que não integram o Quadro de Pessoal da Universidade e que tenham condições de assumir, em tempo integral, as suas atividades no Programa de Pós-Graduação.

Para formalizar o pedido de matrícula ao Coordenador do Programa de Pós-Graduação, o candidato deverá providenciar os seguintes documentos:

1. Formulário de inscrição no Controle Acadêmico de Pós-Graduação (CAPG): https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/index.xhtml

2. Carta de aceite do supervisor (professor permanente do Programa), constando:

a. o período específico de realização do Estágio Pós-Doutoral (dia/mês/ano de início e de término), considerando que o estágio pós-doutoral terá duração de no mínimo três e de no máximo doze meses, podendo ser prorrogado a critério do colegiado delegado;

b. a área de concentração e a linha de pesquisa às quais o projeto ficará vinculado;

c. se haverá ou não recebimento de bolsas de órgãos de fomento ou outras fontes.

3. Cópia do diploma de doutor (frente e verso), expedido por instituição com programa de pós-graduação reconhecido pela CAPES.

▪ Se o diploma ainda não foi expedido, deve-se providenciar o protocolo de solicitação de emissão do diploma.

4. Currículo Lattes atualizado;

▪ No caso de estrangeiros que não possuem Currículo Lattes, deve ser anexado currículo nos mesmos moldes da Plataforma Lattes.

5. Plano de trabalho, contendo:

▪ Projeto de pesquisa resumido (máximo 15 páginas), incluindo cronograma de execução das atividades;

▪ Atividade de ensino, se houver;

▪ Publicações, participações em eventos científicos e reuniões de grupos de pesquisa.

– Caso o projeto de pesquisa envolva atividades regidas por normas específicas, as respectivas licenças e autorizações deverão ser anexadas ao processo.

6. Carteira de identidade (RG e CPF)

7. Comprovante de recebimento de bolsa por órgãos de fomento ou de outras fontes, caso o candidato disponha de bolsa de estudos e/ou pesquisa.

No caso de NÃO RECEBER BOLSA, a documentação necessária é:

a) Declaração de capacidade financeira para custear despesas pessoais e para cobrir despesas pertinentes à realização do projeto de pesquisa;

b) Declaração de que dispõe de tempo integral e dedicação exclusiva às atividades a serem desenvolvidas durante o pós-doutorado;

c) Se o candidato tiver VÍNCULO EMPREGATÍCIO: deve-se anexar também declaração da instituição ou empresa autorizando o afastamento das atividades laborais para a realização do pós-doc;

d) Se NÃO houver vínculo empregatício: Termo de Adesão ao Serviço Voluntário (disponível em: Serviço Voluntário – Termo de Adesão – Externo à UFSC) devidamente assinado pelo coordenador do programa, pelo candidato e pelas testemunhas. A assinatura que compete à Pró-Reitora de Pós-Graduação será realizada digitalmente no processo quando este for encaminhado à CBO/PROPG para análise.

Todos os documentos devem ser enviados em PDF para administrativo.sipg@contato.ufsc.br

Após aprovação e homologação do candidato pelo Colegiado do Programa, procede-se à tramitação junto a Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Resolução Normativa de Estágio Pós-Doutoral UFSC